Fiquem ligados nos temas cobrados em redações do ENEM!
Temas ENEM:
Tenha conhecimentos sobre os temas mais recorrentes |
2014, o tema de redação do Enem foi
"publicidade infantil em questão no Brasil". Ofereceram-se três temas
para motivar o candidato: o primeiro trazia informações sobre uma resolução do
Conanda (Conselho Nacional da Criança e do Adolescente); o segundo fazia um
panorama da legislação sobre publicidade infantil no mundo; e o último defendia
a necessidade de "preparar a criança" para tornar-se o
"consumidor do futuro";
2013 -
"Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil". Foram oferecidos
quatro textos motivadores ao candidato. O primeiro trazia informações sobre o
objetivo da Lei Seca; o segundo expunha determinada campanha do governo federal
advertindo o cidadão da gravidade de dirigir alcoolizado. O terceiro consistia
num gráfico mostrando os efeitos da Lei Seca "em números; e o último
relatava a experiência de uma agência de comunicação;
2012 -"Movimento imigratório para o Brasil no século 21".
A prova trazia como texto de apoio aos candidatos um excerto de texto do site
do Museu de Imigração explicando o contexto dos movimentos imigratórios para o
país e dois outros textos sobre a imigração de bolivianos e de haitianos;
2011 - "Viver em rede no século
XXI: os limites entre o público e o privado". Havia dois trechos de textos
e uma tirinha como material de apoio;
2010 – Com base na leitura
dos seguintes textos motivadores e nos construídos ao longo de sua formação,
redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta da língua portuguesa
sobre o tema “O Trabalho na Construção da Dignidade Humana”, apresentando
experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos
para defesa de seu ponto de vista. (apresenta um texto sobre trabalho escravo e
outro sobre o futuro do trabalho);
2009
– O indivíduo frente à ética nacional;
2008
– A “máquina de chuva na Amazônia”;
2007
– O desafio de se conviver com as diferenças;
2006 – O poder transformador da leitura;
2005 – O trabalho infantil na realidade brasileira;
2004 – Como garantir a liberdade de
informação e evitar abusos nos meios de comunicação;
2003 – A violência na sociedade brasileira;
2002 – O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para
promover as transformações sociais de que o Brasil precisa?;
2001 – Desenvolvimento e preservação
ambiental: como conciliar os interesses em conflito?;
2000 – Direito da criança e do adolescente: como enfrentar esse
desafio nacional?; Cidadania e participação social;
1998 – Viver e aprender.
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