Tenham atenção ao utilizar essas palavras:
- Antes de verbo no infinitivo, utilizamos pronome pessoal do caso reto, portanto, o correto seria dizer: "Esse trabalho é para eu fazer hoje?"
- O plural de "degrau" é "degraus".
- A expressão "Obrigado" varia em gênero, conforme a pessoa que está falando, portanto, uma menina ou mulher deveria dizer "Obrigada".
- O pronome é "conosco". Não é correto dizer ou escrever "com nós".
- O correto seria dizer/escrever "Hoje eu acordei meio ruim", pois "meio" é um advérbio de intensidade e não varia em gênero.
- Veja a figura acima. Se uma "meia" fosse humanizada ela poderia ficar triste, seria nesse caso "meia" como substantivo e "triste" como adjetivo. Entretanto, quando eu estou "meio triste", equivale que estou um pouco triste, ou mais ou menos triste, por isso é um advérbio, que não varia em gênero ou grau.
Existe também "meio" e "meia" como numeral, significando metade de alguma coisa. Por isso, eu posso dizer "Eu quero meia laranja", referindo-me à metade da fruta. Nesse caso, varia em gênero e grau. Tem o caso muito comentado da expressão "meio-dia e meio", o correto seria dizer "meio-dia e meia", porque equivale a 12 horas e mais meia hora, mas ouvimos constantemente "meio-dia e meio". consagrada pelo uso dos falantes.
- No português coloquial é comum ouvirmos essas expressões, mas se quisermos ficar em paz com a Gramática, especialmente ao utilizar a língua escrita, o melhor é utilizarmos os vocábulos em conformidade com a norma padrão.
Comentários
Postar um comentário